person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Refugiados europeus chegam a Paris após golpe de estado no Níger

Três voos estão previstos com cidadão de França, EUA, Portugal, Bélgica, Etiópia, Libano entre outros

Grupos foram escoltados até aeroporto | Foto: AFP / CP

Um avião transportando passageiros, principalmente franceses, chegou na madrugada desta quarta-feira a Paris, na primeira retirada de estrangeiros do Níger desde o golpe de estado que derrubou, na semana passada, um dos últimos líderes pró-Ocidente da região do Sahel. O primeiro avião de repatriação pousou à 1h30min no aeroporto de Paris-Roissy Charles de Gaulle. "Há 262 pessoas a bordo do Airbus A330, incluindo 12 bebês", detalhou a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna.

Além dos franceses, estavam na aeronave cidadãos de Portugal, Níger, Bélgica, Etiópia e Líbano. Um segundo voo deve pousar ao longo da noite, transportando, também, alemães, norte-americanos, austríacos e indianos.

A chancelaria da França prevê um total de três voos, e que a retirada não dure mais do que 24 horas, se possível. A Itália informou que organizava "um voo especial", e que cerca de 90 italianos se encontravam em Niamey, de um total de quase 500 em todo o país, a maioria militares.

Horas após a decolagem do primeiro voo, os militares golpistas do Níger anunciaram na TV local a reabertura das fronteiras terrestres e aéreas com Argélia, Burkina Faso, Líbia, Mali e Chade.

AFP