person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Renúncia de Morales ocorreu em seu berço político

Anúncio foi feito em Chimoré, na região central de Cochabamba

Morales renunciou neste domingo | Foto: Enzo de Luca / Bolivian Presidency / AFP

O presidente boliviano Evo Morales ficou recluso neste domingo na zona cocalera de Chimoré, seu berço político na região central de Cochabamba, para anunciar sua renúncia, depois de perder o apoio dos militares e da Polícia. Morales chegou à tarde a bordo do avião presidencial ao aeroporto de Chimoré, no centro do país, acompanhado pelo vice-presidente Álvaro García Linera, que também renunciou a seu cargo e à presidência do Congresso.

Morales, de 60 anos e que assumiu em 2006, enfrentou três semanas de protestos nas ruas contra sua reeleição nas questionadas eleições de 20 de outubro. Nas redes sociais especula-se que Morales teria viajado para a Argentina. Em Chimoré, Morales ganhou notoriedade no final da década de 1980 como combativo líder dos produtores de folha de coca, um cultivo tradicional.

O presidente boliviano, que governou por quase 14 anos, recebeu neste domingo renúncias de ministros e do presidente da Câmara dos Deputados. As Forças Armadas e a Polícia pediram que ele renunciasse.

AFP