person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Síria anuncia aprovação da nova Constituição em referendo

Apenas 57,4% do eleitorado participou da votação

Homem armado ao lado de inscrição que diz "Abaixo o Bashar" | Foto: Bulent Kilic / AFP / CP
A nova Constituição síria, que encerra a supremacia do Partido Baath, no governo há meio século, mas que mantém as grandes prerrogativas do chefe de Estado, foi aprovada com 89,4% dos votos, anunciou o ministro do Interior, Mohamad Ibrahim al-Shaar. O referendo desse domingo, que teve participação de "8,37 milhões de eleitores, ou seja, 57,4% do corpo eleitoral", segundo o ministro, foi questionado pela oposição e criticado pelos países ocidentais.

De acordo com Shaar, "753.208 eleitores votaram 'Não' no referendo sobre a nova Constituição, ou seja 9%, com 132.920 votos nulos". "Houve uma grande participação, apesar das ameaças proferidas em algumas regiões pelos grupos terroristas armados e apesar das campanhas de incitação (ao boicote) feitas pelos meios pérfidos para impedir que os cidadãos exercessem seu direito e prejudicar esta operação democrática, que se desenvolveu com toda a liberdade e transparência", afirmou em uma entrevista coletiva.

Pelo menos 26 pessoas foram mortas na votação do referendo. A maioria era de civis em Homs, cidade rebelde do centro da Síria bombardeada há mais de três semanas,

Bookmark and Share

AFP