person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sanções dos EUA deixam Cubana de Aviação sem voos para México e Venezuela

Medida causará prejuízos econômicos de cerca de 10 milhões de dólares até dezembro

Medida causará prejuízos econômicos de cerca de 10 milhões de dólares até dezembro | Foto: Megan Jelinger / AFP / CP

As novas sanções dos Estados Unidos, que impedem o governo cubano de alugar aviões para suas companhias aéreas estatais, forçaram a Cubana de Aviação a suspender voos para México, Venezuela e parte do Caribe, anunciou a empresa nesta quarta-feira.

"Como resultado das mais recentes medidas implementadas pelos Estados Unidos contra Cuba", a Cubana de Aviação deixará de cobrir os destinos Cidade do México, Cancun, Santo Domingo, Caracas, Porto Príncipe e os territórios ultramarinos franceses da Martinica e Guadalupe, disse o diretor-adjunto da empresa, Arsenio Arocha, citado pela mídia local.

A Cubana de Aviação enfatizou que as novas sanções de Washington, que também afetarão voos domésticos para as províncias do leste de Holguin e Santiago de Cuba, causarão prejuízos econômicos de cerca de 10 milhões de dólares até dezembro. O diretor enfatizou, sem dar detalhes, que a companhia aérea cubana "foi notificada do fechamento de dois contratos de arrendamento de aeronaves por empresas de países terceiros".

O Departamento de Comércio anunciou as restrições ao aluguel de aeronaves na última sexta-feira. O "leasing" é uma prática comum das companhias aéreas cubanas na ausência de suas próprias aeronaves ou na incapacidade de adquiri-las devido ao embargo que Washington aplica contra a ilha desde 1962. 

AFP