person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sanders vence prévia democrata de Nevada, indicam projeções da imprensa

Perto da terceira vitória, Senador por Vermont vem se consolidando como potencial candidato à presidência dos EUA

Bernie Sanders deverá ganhar em Nevada, segundo imprensa americana | Foto: Paul Ratje / AFP / CP

O senador Bernie Sanders está surgindo como vencedor das prévias deste sábado do Partido Democrata no estado de Nevada, de acordo com as projeções das redes de televisão Fox News e NBC, que o colocam como favorito para enfrentar o presidente Donald Trump nas eleições de novembro. 

Mais de quatro horas após o início da votação, os meios de comunicação indicam que com cerca de 10% dos votos apurados, o senador da esquerda lidera com uma margem confortável, à frente do ex-vice-presidente Joe Biden, do ex-prefeito moderado Pete Buttigieg e da senadora Elizabeth Warren. 

De acordo com a apuração, o senador por Vermont, teria 44,7% dos votos, seguido por Biden, com 19,5%, e Buttigieg, com 15,6%. 

Sanders, de 78 anos, despertou a atenção dos eleitores por defender políticas progressistas, incluindo assistência médica universal e aumento do salário mínimo. 

Ao se confirmar sua vitória nesta terceira votação interna do Partido Democrata para definir seu representante para concorrer à Casa Branca, depois de Iowa e New Hampshire, Sanders pode aumentar sua vantagem antes das prévias da "Super terça-feira" de 3 de março, dia em que 14 estados votam simultaneamente. 

Em Nevada, os filiados do partido começaram a escolher seus representantes a partir do meio-dia (17h de Brasília) deste sábado neste estado com cerca de 3 milhões de habitantes, famoso pelos cassinos e paisagem desértica, onde os latinos representam 20% do eleitorado, num processo que acontece em assembleias cidadãs conhecidas como caucus. 

AFP