person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Suprema Corte dos EUA aceita apreciar imunidade penal de Trump

Acordo desta quarta-feira prorroga parte do orçamento atual por uma semana, até 8 de março

Documento ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e promulgado pelo presidente Joe Biden | Foto: Mandel Ngan / AFP / CP

Congressistas democratas e republicanos concordaram, nesta quarta-feira, 28, em prorrogar por alguns dias o orçamento do Estado federal e evitar a temida paralisação.

Os Estados Unidos têm tentado aprovar uma lei de finanças para 2024 há meses.

Mas o Congresso não consegue chegar a um acordo e se limita a adotar uma série de leis menores para ampliar o orçamento do "Estado federal por alguns dias ou alguns meses".

Quando esses mini-orçamentos estão prestes a expirar, há o risco de o governo federal fechar parcialmente, o que os americanos chamam de "shutdown".

Nesta sexta-feira, um deles expiraria. A lista de possíveis consequências é longa: os controladores de tráfego aéreo deixam de receber salário, as administrações fecham, os auxílios alimentares são congelados, entre outros.

O acordo desta quarta-feira prorroga parte do orçamento atual por uma semana, até 8 de março, e outra parte até 22 de março, anunciaram altos funcionários do Congresso em comunicado.

Ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e promulgado pelo presidente Joe Biden.

AFP