person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Surto de sarampo deixa mais de 150 mortos no Afeganistão

Foco da doença ocorre num contexto de catástrofe humanitária no país

| Foto: Fabrice Coffrini / AFP / CP

Um surto de sarampo deixou dezenas de milhares de infectados e mais de 150 mortos em janeiro no Afeganistão, a maioria crianças. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (11). Segundo a OMS, os casos fatais vão aumentar.

A agência da ONU indicou que o foco é especialmente alarmante devido à insegurança alimentar e desnutrição no Afeganistão, que fragiliza a população e deixa as crianças em estado de vulnerabilidade a esta doença, que é altamente contagiosa. "Os casos de sarampo aumentaram em todas as províncias desde o final de julho de 2021", disse Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, em entrevista coletiva em Genebra.

Lindmeier indicou que os casos aumentaram 18% na semana de 24 de janeiro e 40% na última semana do mês. No total, foram registrados 35.319 casos suspeitos no mês passado, dos quais 91% foram detectados em crianças menores de cinco anos. Cerca de 156 pessoas, 97% delas crianças com menos de cinco anos, morreram.

A doença é muito contagiosa e o vírus que a causa ataca principalmente crianças. As complicações podem levar à cegueira, edema cerebral, diarreia e infecções respiratórias graves. O surto ocorre num contexto de catástrofe humanitária no país, situação que se agravou com a chegada dos talibãs ao poder em agosto e seu consequente bloqueio de fundos do governo no exterior e fim da ajuda externa.

AFP