person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tepco tenta ligar refrigeração nos quatro reatores de Fukushima nesta sexta

Trabalhador filmou destruição durante voo em helicóptero militar. Confira o vídeo

Tepco tenta ligar refrigeração nos quatro reatores de Fukushima nesta sexta | Foto: Yomiuri Shimbum / AFP / CP
Depois de adiarem, na quinta-feira, a tentativa de religar a eletricidade na usina nuclear de Fukushima 1, os trabalhadores da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) começaram a operação nesta sexta-feira (horário local). Eles conseguiram ligar um cabo externo em um dos reatores, mas ainda trabalham no resto da rede para restaurar a força às bombas de refrigeração do complexo, conforme a agência de notícias Al Jazeera.

Os "inesgotáveis" técnicos da Tepco vão começar os trabalhos no final da manhã, pelos reatores 1 e 2 e, no decorrer do dia, tentarão fazer o mesmo nos núcleos 3 e 4. Os dois últimos são os que apresentam índice mais alto de radioatividade.

A operação é demorada, pois nenhum trabalhador pode ficar na área por mais de 15 minutos e os procedimentos são interrompidos diversas vezes para que helicópteros e caminhões de bombeiros derramem milhares de litros de água. O objetivo é impedir que os núcleos superaqueção e que combustível nuclear fique exposto ao ar.

O terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami, que devastou o nordeste do Japão há uma semana e danificou a usina nuclear, deixou um rastro de destruição e tristeza no país asiático. Mais de 6,4 mil mortos já foram confirmados e cerca de 10,2 mil seguem desaparecidos, anunciou a polícia nesta sexta-feira.

Um dos operadores da Tepco filmou a destruição em Fukushima, durante o sobrevoo de um dos helicópteros militares que circulam na área. O vídeo foi transmitido pela primeira vez na TV local TBS, mas foi disponibilizado no YouTube. Confira abaixo as imagens.








Bookmark and Share

Correio do Povo