person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Trump ameaça não defender países da Otan em inadimplência

Ex-presidente fez um comício na Carolina do Sul

Trump fez um comício na Carolina do Sul | Foto: Mario Tama / Getty Images / AFP

O ex-presidente dos EUA Donald Trump ameaçou no sábado que, se ganhasse as eleições presidenciais nos Estados Unidos, não defenderia os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que estão em atraso com os seus pagamentos e que inclusive encorajaria a Rússia a atacá-los. Trump censura frequentemente os membros da Otan por não financiarem suficientemente a Aliança.

No seu discurso durante um comício político no sábado na Carolina do Sul, Trump mencionou uma conversa com um responsável da Otan, sem especificar quem. "Um dos presidentes de um grande país levantou-se e disse: "Bem, senhor, se não pagarmos e a Rússia nos atacar, você nos protegerá?"", disse o magnata, antes de revelar sua resposta: "Não, eu não os protegeria, na verdade eu encorajaria (a Rússia) a fazer o que quiser. Vocês devem pagar as suas dívidas".

Esta declaração surge depois de Trump, provável rival do presidente Joe Biden nas eleições de novembro, ter pressionado os legisladores republicanos no Congresso a afundar um projeto de lei que incluía ajuda à Ucrânia.

"Encorajar invasões dos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e perturbador", foi a reação da Casa Branca no sábado por meio do seu porta-voz Andrew Bates. "Em vez de apelar à guerra e promover o caos, o presidente Biden continuará apoiando a liderança americana", acrescentou o porta-voz.

AFP