person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Trump diz que Biden "venceu porque eleição foi fraudada" e reafirma que não reconhece resultado

Presidente comentou que ainda "há um longo caminho a percorrer" na Suprema Corte

| Foto: Jim Watson / AFP / CP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não concedeu a eleição presidencial, mas, na manhã deste domingo, afirmou que perdeu a votação realizada no dia 3 de novembro para o democrata Joe Biden por conta de uma fraude. “Ele venceu porque a eleição foi fraudada. Não foram permitidos monitores ou observadores, voto tabulado por uma empresa privada da Esquerda Radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento ruim que nem foi qualificada para o Texas (que ganhei por muitos!), uma mídia fake e silenciosa, e mais!", escreveu em mensagem no Twitter.

O tweet foi postado com um clipe de Jesse Watters, da Fox News, lançando dúvidas sobre o resultado da eleição – o conteúdo foi marcado pela rede social com impreciso. Minitos depois, Trumo afirmou que Biden "só ganhou aos olhos da mídia fake news. Não concedo nada! Temos um longo caminho a percorrer. Esta foi uma eleição fraudada", escreveu.

Nos 12 dias desde a eleição, Trump reivindicou consistentemente a vitória, ao mesmo tempo que afirmava sem sem evidências de que Biden e seus colegas democratas trapacearam. O presidente, desde a metade do ano, já construía a narrativa sob críticas à votação por correio, ampliada por conta da pandemia de Covid-19

Contudo, os membros do Comitê Executivo do Conselho de Coordenação de Infraestrutura Eleitoral (GCC), da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) e da Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA afirmaram que "a eleição de 3 de novembro foi a mais segura da história americana. Neste momento, em todo o país, os funcionários eleitorais estão revisando e verificando todo o processo eleitoral antes de finalizar o resultado. Este é um benefício adicional para segurança e resiliência. Este processo permite a identificação e correção de quaisquer erros ou erros. Não há evidências de que qualquer sistema de votação excluiu ou perdeu votos, alterou votos ou foi de alguma forma comprometido".

 

Correio do Povo