A Nintendo, com sede em Kyoto, espera vender mais de 2 milhões de consoles Switch, a um preço de 299 dólares, em seu primeiro mês. Uma forte demanda do produto ajudaria a empresa a reverter as vendas ruins do último console, Wii U, a decepcionante atualização do popular Wii, que teve mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo após seu lançamento, há uma década. O Switch tem uma tela que pode ser retirada e que os jogadores podem levar para a rua, como se fosse um tablet, com controles removíveis de ambos os lados.
A ideia é oferecer aos jogadores uma experiência com sensações físicas mais reais relacionadas com o que está ocorrendo na tela. Permite diferentes modos de jogo explorando, além dos botões, o reconhecimento dos movimentos pela aceleração ou pela câmara infravermelha.
Quase 400 fãs formaram uma fila diante de uma loja do distrito de Ikebukuro, em Tóquio, na manhã desta sexta-feira. "É a primeira vez que compro um console Nintendo", declarou Yuki Matsuzaki, de 25 anos. "Comprei o PlayStation 4, mas o que chamou minha atenção neste console da Nintendo foi a ação e o argumento dos jogos".
Um vendedor da loja Yodobashi Camera, em Kawasaki, perto de Tóquio, disse que tinha aparelhos apenas para as pessoas que encomendaram o produto. No passado, a Nintendo ficou conhecida por consoles tradicionais, como o Nintendo 64 e o GameCube, além dos famosos GameBoy e DS. "Switch é provavelmente um dos mais importantes consoles para a Nintendo nas últimas décadas", afirmou Serkan Toto, consultor da indústria de videogames com sede em Tóquio.
"(É) a primeira vez que a Nintendo basicamente combina um videogame portátil e um fixo em um só aparelho, em uma plataforma". Entretanto, tentar ganhar os dois mercados diferentes é arriscado, acrescentou Toto. "Alguns poderiam dizer que a Nintendo tenta 'matar dois coelhos com uma só cajadada' e que poderia ficar na média e não captar nenhum dos grupos alvo", acrescentou.
A empresa não conseguiu impressionar os novos investidores e as ações baixaram cerca de 15% desde outubro, quando a companhia apresentou uma amostra de seu novo console aos jogadores. Mas nesta sexta-feira, na Bolsa de Tóquio a ação da Nintendo foi o destaque do dia, com uma alta de 3,65%. Embora já esteja presente no mercado de videogames portáteis, a Nintendo necessita manter a posição diante da Microsoft e da Sony, que obteve importantes vendas da última versão do PlayStation: mais de 53 milhões de unidades em todo o mundo desde o fim de 2013.
AFP