person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Novas baterias poderão durar 20 anos e carregar em dois minutos

Tecnologia foi criada por cientistas da Universidade de Nanyang, em Cingapura

Tecnologia foi criada por cientistas da Universidade de Nanyang, em Cingapura | Foto: Nanyan University/Divulgação CP
Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, prometem revolucionar o mercado de eletrônicos. Eles criaram uma nova técnica de fabricação para baterias de ion-lítio, utilizada para abastecer desde celulares até carros elétricos. De acordo com os pesquisadores, os equipamentos futuros poderão usar a mesma bateria por até 20 anos sem perda da autonomia.

Além disso, para carregar 70% do equipamento, bastarão dois minutos plugados na tomada. A durabilidade e velocidade da nova bateria poderão ser o grande passo para a popularização dos carros elétricos. Conforme os criadores da técnica, agora será viável abastecer num posto convencional, em cerca de cinco minutos. A durabilidade também poderá representar economia na troca de todo o conjunto de baterias, que em alguns veículos custa cerca de 5 mil dólares.

Para chegar à nova tecnologia, foi utilizado um composto comum na natureza, o dióxido de titânio. A substância, utilizada usualmente em protetores solares, é transformada em um gel que substitui o grafite, utilizado comumente no polo negativo das pilhas e baterias.

Além de ser barato, o dióxido de titânio acelera as reações químicas dentro da bateria e dispensa o uso de aditivos que regulam a velocidade da energia dentro dos equipamentos. A expectativa é também de garantir um mercado mais "ecológico" de aparelhos eletrônicos, aumentando a vida útil de smartphones, que costumam ser trocados no espaço de dois anos.

Correio do Povo