person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ato do Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres ocorre em Porto Alegre

Ato integra cronograma da iniciativa Brasil Sem Misoginia

| Foto: Guilherme Almeida / CP

Uma manifestação alusiva ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quarta-feira, ocorreu em Porto Alegre. Desde às 6h30min, passageiros que transitavam pela Estação Mercado da Trensurb  receberam panfletos alertando que a cada 22 minutos uma mulher é agredida no RS e a cada seis horas, uma morre por feminicídio. 

A mobilização integra o cronograma da iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministérios das Mulheres. As manifetações ocorrem até o dia 10 de dezembro, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na quinta-feira, um ato ocorrerá na Estação Esteio, a partir das 7h. 

O presidente da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, deputado Adão Pretto (PT) explica que o local foi escolhido pois o interior dos trens é um ambiente em que as mulheres estão sujeitas à violência de gênero. "O transporte coletivo é um espaço vulnerável, de muita violência e abusos. Viemos receber os trabalhadores da região Metropolitana que vêm trabalhar em Porto Alegre para conscientizá-los sobre temas como machismo e preconceito. Nosso foco é falar com público masculino, que infelizmente acabam protagonizando a maior parte dos casos de violência contram mulheres", destacou. 

Ainda de acordo com o político, os esforços incluem ainda parcerias com entidades gaúchas e estabelecimentos. "Nosso estado infelizmente é um dos mais violentos, mas acredito que vamos mudar essa cultura machista. Temos parcerias com o movimento tradicionalista e com barbearias, que assinaram um termo atestando que são favoráveis à luta pelo fim da violência contra mulheres", afirmou o deputado, acrescentando que o ato de hoje contou com a participação do delegado Gabriel Lourenço, titular da 2ª DP de Sapucaia do Sul, e também com apresentações de música ao vivo.
 

Correio do Povo