person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmeras de monitoramento vigiam 140 vias em Porto Alegre

Cercamento eletrônico da Capital foi lançado nesta quinta

Os 45 pardais já existentes estão incluídos e a próxima etapa incluirá 47 câmeras em 25 novos pontos | Foto: Cesar Lopes / PMPA / Divulgação / CP
Veículos roubados ou furtados serão flagrados a partir de agora por 70 câmeras de monitoramento que vigiam 140 vias públicas de Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Nelson Marchezan Júnior lançou oficialmente o sistema de cercamento eletrônico na Capital. Os 45 pardais já existentes estão incluídos e a próxima etapa incluirá 47 câmeras em 25 novos pontos com foco nas lombadas eletrônicas. Com a integração dessa etapa, as vias internas da cidade contemplarão 100% dos controladores de velocidade.

Outra fase que será ainda iniciada este ano contemplará as entradas e saídas de Porto Alegre. Para 2019, a intenção é o videomonitoramento de veículos com a parceria de estacionamentos da iniciativa privada. A solenidade foi realizada no Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) e contou com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, entre outras autoridades.

O reconhecimento das placas dos veículos foi uma funcionalidade agregada aos controladores de velocidade que também detectam irregularidades como licenciamento vencido. O videomonitoramento é acompanhado em tempo real pelo Ceic com espelhamento no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública do Estado. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que a importância do novo sistema, desenvolvido por equipes da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), ultrapassa os flagrantes registrados pelas câmeras que emitem um alerta aos operadores do sistema.

“Além de multar, os pardais fiscalizam agora veículos roubados e furtados”, resumiu. Segundo Nelson Marchezan Júnior, os dados obtidos também serão destinados ao setor de inteligência da área de segurança pública, possibilitando a análise de rotas de fugas, dias, horários e locais dos roubos e furtos de veículos, entre outras informações. “Essas serão repassadas para todos os órgãos parceiros.”, afirmou o prefeito. “Além de controlar a velocidade, os pardais agora serão úteis também para o aumento da segurança em Porto Alegre”, enfatizou. “O número de captação de veículos roubados e furtados deve aumentar muito”, previu, lembrando que 50% dos casos no RS ocorrem na Capital.

Já o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, assinalou que Porto Alegre deu o primeiro passo ao cercamento eletrônico previsto no Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS). “Mais de 420 municípios já aderiram, sendo que mais de 150 estão envolvidos no processo de videomonitoramento”, calculou.

Segundo ele, o SIM/RS prevê 25 centros regionais de controle e videomonitoramento, além de parcerias também com Polícia Rodoviária Federal e Comando Rodoviário da Brigada Militar, entre outras. “Queremos cercar eletronicamente todo o RS”, assegurou.

Correio do Povo