person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Capturado um dos primeiros integrantes do PCC que atuou no RS

Indivíduo de 72 anos foi detido pelos agentes da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos

| Foto: Alina Souza / CP Memória

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira a captura de um dos primeiros integrantes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuaram no passado no Rio Grande do Sul e que já foi um antigo participante da cúpula da organização criminosa.

Vulgo Português, o indivíduo, de 72 anos, foi detido pelos agentes da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos (1º DR), sob comando do delegado João Paulo de Abreu, durante cumprimento de mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória. A ação ocorreu na última terça-feira em Eldorado do Sul.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, o crime referente à sentença penal condenatória ocorreu no dia 23 de janeiro de 2010, na agência do Banrisul da avenida Protásio Alves, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. O banco foi invadido na madrugada e teve dois caixas eletrônicos arrombados com o uso de maçarico.

Quatro criminosos armados e com toucas ninjas renderam primeiro os seguranças do condomínio, onde ficava a agência bancária. Duas horas depois, eles atirariam nos vigilantes que chegaram no local e fugiram em um veículo. Português seria preso pelo 31º BPM no dia 4 de abril de 2010 em Eldorado do Sul.

Conforme o titular da 1ª DR, Português era no passado “intensamente relacionado com crimes de roubos a estabelecimentos bancários, roubo a empresa de transporte de valores e outros delitos contra o patrimônio, fatos praticados há dezenas de anos”.

Correio do Povo