person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cinco mil detentos são monitorados com tornozeleira eletrônica no Rio Grande do Sul

Secretaria da Administração Penitenciária do Estado anunciou ainda a compra de mais dez mil equipamentos

Aparelho com tecnologia suíça permite vigiar o apenado durante cumprimento da pena fora do presídio | Foto: Seapen / Divulgação / CP

O titular da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado (Sepaen), Cesar Faccioli, anunciou na manhã desta sexta-feira  monitoramento eletrônico de cinco mil detentos através do uso de tornozeleiras. “Essa é uma vitória da perseverança e do planejamento bem estruturado e, especialmente, do engajamento e da dedicação de nossos servidores", comemorou. Segundo ele, o número é o maior já alcançado pelo sistema prisional gaúcho.

O secretário da Seapen revelou ainda que o contrato das novas tornozeleiras, com tecnologia suíça, prevê um total de dez mil equipamentos instalados, ao custo de R$ 40 milhões. O sistema utilizado é o único que opera com técnicos 2G e 3G. O processo de implantação do novo sistema foi iniciado em 29 de maio do ano passado em todo o Rio Grande do Sul.

Um projeto da Seapen prevê que o processo de monitoramento eletrônico seja unificado, ficando sediado junto ao local onde funcionará o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional, localizado em área contígua ao terreno onde está situado o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre.

Correio do Povo