person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Confirmada prisão preventiva de pais do adolescente suspeito de planejar ataque em escola em Maquiné

Menor encontra-se recolhido em uma unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS)

A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil confirmou nesta terça-feira a prisão preventiva dos pais do adolescente, de 14 anos, flagrado no último dia 11 com material de cunho neonazista e fascista na residência em Maquiné, no Litoral Norte. “Eles serão ouvidos novamente para maiores detalhes”, adiantou o diretor do Grupamento de Operações Especiais da CORE, delegado Marco Antônio Duarte de Souza. O menor, que planejava um ataque a uma escola da cidade, encontra-se recolhido em uma unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS).

A descoberta do plano de ataque em Maquiné ocorreu após a detenção de um jovem que pretendia fazer um ataque no Paraná. As autoridades paranaenses apuraram as ligações dele com outros no país, incluindo o adolescente gaúcho. A investigação mobilizou então a CORE, incluindo o trabalho dos delegados Gabriel Bicca e Bolívar Llantada.

Na casa do jovem, a equipe tática da CORE apreendeu um simulacro de arma de fogo, uma espingarda de pressão, facas, soqueiras, fardas camufladas, fotos e bandeiras nazistas e fascistas, toucas ninjas, luvas, camisetas, capacetes, livros, documentos, discos rígidos de computadores e telefones celulares.

Houve então a constatação de que os pais do menor também eram adeptos do discurso de ódio e da doutrina neonazista. Os pais e o filho foram indiciados por apologia ao nazismo, sendo que menor responde ainda por ato infracional análogo a terrorismo.

Correio do Povo