person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cursos de formação de 1.469 aprovados em concurso começam na Secretaria da Segurança Pública

Novos servidores vão atuar na Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias

Em razão da pandemia, rigorosos protocolos de segurança sanitária foram adotados | Foto: Grégori Bertó / SSP / Divulgação / CP

A Secretaria da Segurança Pública anunciou o início dos cursos de formação de 1.469 aprovados em concursos públicos para o ingresso nas instituições vinculadas à pasta. Os futuros servidores devem repor os efetivos da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

No caso da PC serão formados 30 delegados, 130 inspetores e 130 escrivães. Os cursos possuem duração de cerca de seis meses. Já na BM, o contingente em formação será de 842 novos soldados e 135 capitães. As aulas para os policiais militares vão ocorrer entre seis e oito meses, enquanto que os oficiais terão um ano.

No CMBRS, os cursos abrangem 100 novos soldados durante sete meses e 50 capitães ao longo de um ano e quatro meses. Por sua vez, no IGP, o reforço será de 34 servidores, divididos em 11 peritos criminais, seis peritos médicos-legistas e 17 técnicos em perícia.

"A formação de novos operadores das forças de segurança é essencial para garantirmos os bons resultados no combate à criminalidade e a prestação de serviços à população”, afirmou o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

“Além disso, reflete o compromisso assumido pelo nosso governo em priorizar a segurança pública e dá continuidade ao cronograma de chamamento que apresentamos em novembro de 2019, para assegurar o ingresso programado de servidores e reduzir o déficit de pessoal, mantendo a responsabilidade com a situação fiscal do Estado", acrescentou.

Em razão da pandemia da Covid-19, rigorosos protocolos de segurança sanitária foram adotados, como uso obrigatório de equipamentos de proteção individual, visando prevenir o contágio e atuar em caso de eventuais contaminações. Exames de detecção do novo coronavírus foram incluídos nas medidas.

Conforme a SSP, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) também começará a formação de 400 novos agentes penitenciários e de 50 agentes penitenciários administrativos. As aulas ocorrerão a partir do próximo dia 12 de abril.

Correio do Povo