person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Delegacia do Meio Ambiente do Deic resgata 225 aves silvestres de cativeiro em Porto Alegre

Trata-se da maior apreensão de pássaros da fauna nativa da Polícia Civil na Capital

Dezenas de gaiolas foram recolhidas na ação | Foto: PC / Divulgação / CP

A maior apreensão de aves silvestres da Polícia Civil em Porto Alegre foi efetuada na manhã desta quinta-feira pela Delegacia do Meio Ambiente do Departamento Estadual de Investigações Criminais. A equipe da delegada Marina Goltz resgatou do cativeiro um total de 225 pássaros da fauna nativa, pertencentes a mais de 20 espécies, muitas das quais ameaçadas de extinção.

O flagrante ocorreu em uma residência situada no bairro Campo Novo, na Zona Sul da Capital. O endereço foi repassado aos policiais civis através de uma denúncia anônima ao telefone 0800-510-2828. Houve então o cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão no local.

Segundo a delegada Marina Goltz, três aves foram encontradas mortas. Outros exemplares conviviam com grande quantidade de fezes. Dezenas de gaiolas, inclusive vazias, foram recolhidas na moradia. O prejuízo material estimado para o proprietário da residência gira em torno de R$ 100 mil, sem contar as gaiolas.

O responsável pelo cativeiro ilegal vai responder a procedimento policial pelo crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de seis meses a um ano e multa, com a pena aumentada pela metade em razão de envolver espécies ameaçadas de extinção, bem como pelo crime previsto no artigo 32 da mesma lei, que trata de maus tratos contra animais.

A ação policial contou com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.

Correio do Povo