person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Denarc prende "soldados" de facção na zona Leste de Porto Alegre e em Alvorada

Presos desempenhavam funções solicitadas por cúpula de organização criminosa

| Foto: Polícia Civil / CP

Dois traficantes foram presos por policiais civis do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), na manhã desta quarta-feira, sendo um em Porto Alegre e outro, Alvorada. Segundo a corporação, os investigados são integrantes de uma facção criada no bairro Bom Jesus, na zona Leste da Capital, mas que também criou ramificações na região Metropolitana.  

Conforme o delegado Guilherme Dill,  titular da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico, ambos os criminosos desempenhavam a função de "soldados", termo utilizado pelo crime organizado para definir os criminosos responsáveis pela proteção de pontos de tráfico. "Retiramos de circulação dois indivíduos ligados diretamente com o crime organizado e que trabalham como 'soldados', desempenhando diversas funções, conforme solicitação da cúpula do tráfico", afirmou. 

Ainda segundo Dill, que comandou a ação, o traficante preso em Alvorada foi localizado no bairro Umbu. Com o homem de 55 anos, que já tinha antecedentes por tráfico de drogas, foram apreendidos  “malotes” - termo utilizado pelos criminosos para se referir a frações de drogas acondicionadas em porções maiores - para entrega em pontos de tráfico. 

Já o criminoso preso em Porto Alegre, tem 26 anos e estava em um apartamento no bairro Alto Petrópolis, na zona Leste. O delegado explica que o investigado desempenhava funções de fracionamento das drogas no imóvel, onde também foi apreendido uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito. Além de já possuir antecedentes por tráfico de drogas, esse homem também tem registros por latrocínio. 

Marcel Horowitz