person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Esteio teve redução histórica na criminalidade em 2021

Dados são do monitoramento de indicadores criminais do Programa RS Seguro da Secretaria de Segurança Pública

| Foto: Brigada Militar de Esteio / Divulgação / CP

O município de Esteio apresentou queda significativa da criminalidade de um ano para o outro (2020/2021), especialmente no que diz respeito aos delitos mais violentos – como homicídios, infanticídios e feminicídios, conforme apontou o monitoramento de indicadores criminais do Programa RS Seguro da Secretaria de Segurança Pública. 

De acordo com dados do 34º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Esteio, no ano de 2021, foram registrados sete crimes dessa natureza, o que representa na prática uma redução de 46% no comparativo com o ano anterior, que também apresentou uma redução significativa. 

Outros indicadores de violência, como roubo de veículos, roubo a estabelecimentos comerciais e roubo a pedestres, igualmente apresentaram redução, destacando-se, porém, o roubo a estabelecimento comercial que apresentou uma redução de 50% no comparativo com 2020.  

Segundo a Brigada Militar (BM), dentre outros fatores, estes números se devem especialmente ao trabalho e dedicação dos militares que, independentemente das adversidades, não medem esforços para atender a comunidade local. “Nossas diretrizes de trabalho enfocam a valorização das pessoas, principal ativo da Corporação, aliada a um trabalho integrado, direcionado e qualificado", salienta o Tenente-Coronel André Luiz Stein, Comandante do 34° BPM. 

A Polícia Civil atribui esses resultados ao trabalho desenvolvido ao longo do ano, que contou com diversas operações policiais, especialmente as ações de combate aos crimes de tráfico de drogas e homicídio. Ao todo foram mais de 100 prisões efetuadas em pelo menos 15 operações policiais. 

Fernanda Bassôa