person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ex-agente penitenciário condenado por abuso sexual de detento é preso em Porto Alegre

Crime ocorreu em 1992 na capital gaúcha

Ex-agente penitenciário foi preso na zona Norte | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP
Um ex-agente penitenciário, de 61 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre, por abusar sexualmente de um detento. A prisão ocorreu no bairro Passo D’Areia, na zona Norte, e foi realizada por agentes da Delegacia de Capturas (Decap), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), no bairro Passo D'Areia, zona norte da Capital.

O crime ocorreu em 1992, quando um músico, preso suspeito de estuprar uma menina, de 6 anos, sofreu diversos abusos sexuais por parte de outros detentos. "O crime teria sido cometido com a conivência de agentes penitenciários", relatou o delegado. O ex-agente preso foi condenado a cumprir uma pena de 10 anos e seis meses de reclusão.

O caso teve muita repercussão na época. O músico foi levado para a Cadeia Pública de Porto Alegre, na época chamada de Presídio Central, onde sofreu diversos abusos sexuais e ainda foi espancado. Os crimes foram cometidos com a permissão de agentes penitenciários que teriam incitado as agressões.

Em surto psicótico, o homem foi transferido para o Instituto Psiquiátrico Forense, onde cometeu suicídio usando a própria cueca. A investigação do estupro da menina não teve prosseguimento em razão da morte do acusado.

Correio do Povo