person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filhote de gato-maracajá é resgatado de cativeiro em Vacaria

Morador foi autuado por crime ambiental e responderá processo criminal

Felino da fauna silvestre já está sob cuidados do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo | Foto: BM / Divulgação / CP

Um filhote de felino da fauna silvestre foi resgatado de um cativeiro pela Brigada Militar no final da tarde desta segunda-feira em Vacaria. Após denúncia de populares, o efetivo do 10º BPM chegou até uma residência no bairro Barcelos, onde o animal estava sendo mantido preso. Conforme identificação preliminar do biólogo Fábio Mazin, especialista em felinos, trata-se de um filhote de gato-maracajá que já foi encaminhado pela organização não-governamental Amigo do Bicho aos cuidados do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo.

Diante dos policiais militares, o autor do delito, um homem de 36 anos, apresentou a versão de que teria encontrado há cerca de um mês o filhote às margens da BR 116, junto ao corpo de sua mãe morta por atropelamento na rodovia. Ele justificou que optou por criá-lo em sua residência por não saber para qual órgão encaminhá-lo. O morador foi autuado no artigo 29 da lei 9605/98 da lei de crimes ambientais e responderá processo criminal.

Criação 

Já o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgatou dois filhotes de porcos-do-mato, conhecido como cateto, e dois javalis adultos, que estavam sendo criados em um cativeiro em Linha Divino Marques, no interior de Ibiaçá. Houve as confecções de um Termo Circunstanciado e Termo de Apreensão.

Correio do Povo