person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governo irá analisar uso da Força Nacional após incêndios em Porto Alegre

Secretário de Segurança disse que 150 homens ficariam à disposição da cidade

Governo irá analisar uso da Força Nacional após incêndios em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral
O secretário de segurança do Estado, Wantuir Jacini, afirmou nesta quarta-feira que irá conversar com o governador José Ivo Sartori sobre a possibilidade de usar a Força Nacional após os incêndios de cinco ônibus e um lotação na zona Sul de Porto Alegre. A questão será analisada em uma reunião marcada para hoje. "A Força Nacional é para atuar em questões e locais específicos, como em presídios, por exemplo. Hoje vamos analisar o caso dos incêndios e depois falar com o governador", resumiu em entrevista à Rádio Guaíba.

Ainda que tenha comentado a possibilidade usar a Força Nacional na Capital, Jacini declarou que a chegada da corporação a Porto Alegre representaria um desprestígio à Brigada Militar (BM). "A Força Nacional não poderia atuar como um policiamento rotineiro porque os soldados não conhecem a cidade e não teriam o desempenho adequado. Eles têm disponíveis 150 homens, enquanto a BM conta com 2 mil para o mesmo trabalho. Isso seria um desprestígio", enfatizou.

Conforme Jacini, um plano de ação é elaborado pela secretaria de segurança em conjunto com a BM e EPTC. O monitoramento das garagens dos ônibus está sendo feito e a investigação já tem algumas pistas dos suspeitos de realizarem os incêndios. "O modus operandi indica que foram os mesmos autores em todos os episódios, que usaram motocicletas e uma arma longa. Estamos trabalhando para dar tranquilidade à sociedade", acrescentou.

Correio do Povo e Rádio Guaíba