person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grupo criminoso que criava sites falsos de leilão automotivo é alvo da Polícia Civil de Minas Gerais

Golpe em vítimas de todo o país era aplicado através de mais de mil páginas na internet

Houve apreensão de dinheiro e bloqueios de contas bancárias e criptomoedas, além de bloqueios judiciais | Foto: PCMG / Divulgação / CP

A operação Cyber Lance foi deflagrada na manhã desta quarta-feira pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na prática de crimes eletrônicos. A quadrilha criava sites falsos de leilão de veículos na internet com preço bem inferior ao mercado. Durante a investigação, foram localizados mais de mil sites montados para a aplicação do golpe, cujas vítimas foram constatadas em todo o país.

Houve o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão e outros dez mandados de prisão preventiva em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os agentes executaram ainda medidas judiciais de bloqueios de contas bancárias e de criptomoedas, além de recolherem veículos, sequestro de imóveis e remoção de sites falsos hospedados no exterior.

O coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alessandro Barreto, explicou que esse tipo de crime tem crescido desde o início da pandemia. “Os criminosos tiram proveito desse cenário para alcançar cada vez mais vítimas. Nesse contexto, inserem-se os crimes praticados por meio de sites falsos de leilão de veículos na Internet. Ao criarem esses sites falsos, muitos dos quais com excelente layout, os criminosos promovem falsas ofertas de veículos a preço abaixo de mercado, o que atrai facilmente as vítimas”, declarou.

Correio do Povo