person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grupo de Ações Especiais da Susepe recebe dez aparelhos respiratórios de ar comprimido

Equipamento será empregado em intervenções com fogo, como incêndios em tumultos nos presídios

Objetivo é proteger a saúde da equipe da unidade tática e proporcionar autonomia individual | Foto: Susepe / Divulgação / CP

O Grupo de Ações Especiais (GAES) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) recebeu dez aparelhos respiratórios de ar comprimido. O equipamento é empregado em operações com fogo e fumaça, protegendo a saúde do agente penitenciário e proporcionando autonomia individual. Ele dispõe ainda de uma máscara de suporte para vítimas de inalação de fumaça.

O GAES havia elaborado um projeto e apresentou-o para a Susepe e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), destacando a necessidade da compra. A unidade tática lembrou, inclusive, que durante intervenções com fogo, como incêndios em tumultos nos presídios, a equipe teve de ser socorrida e hospitalizada por conta da inalação de fumaça tóxica.

As máscaras autônomas são usadas para intervenções em ambientes incendiados ou contaminados por fumaça tóxica. "A aquisição destes equipamentos é um compromisso que firmamos com os nossos servidores buscando dar as melhores condições para eles nas ações realizadas nas casas prisionais", destacou o secretário da Seapen, Cesar Faccioli.

Já o superintendente da Susepe, César da Veiga, que intermediou a adesão da ata junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em junho do ano passado, enfatizou que as instituições têm o compromisso de equipar e qualificar os serviços prisionais. "Este equipamento é de alta tecnologia, resistente e de fácil manutenção e assistência. Foi uma importante aquisição para a proteção dos servidores”, explicou. 

Correio do Povo