person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Imagem de traficante morto em condomínio de Porto Alegre começa a ser removida

Expectativa é que o serviço fique pronto ainda nesta quinta-feira

Inicia a pintura da imagem do traficante Xandi em condomínio na avenida Princesa Isabel | Foto: André Ávila
A remoção da imagem do traficante Xandi, executado a tiros em janeiro deste ano, teve início na manhã desta quinta-feira no condomínio Princesa Isabel, em Porto Alegre. A pintura enorme havia sido feita na parede de um dos blocos residenciais, no lado da avenida Princesa Isabel.

Os agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) acompanharam o começo da repintura contratada pelos moradores. O diretor do órgão, delegado Emerson Wendt, acompanhado dos delegados Leonel Carivali e Thiago Lacerda, compareceram pessoalmente no local. A estimativa é de que o serviço fique pronto ainda nesta quinta ou termine nesta sexta-feira. Por volta do meio-dia, a imagem já estava apagada pela metade.

A homenagem ao traficante Xandi, assassinado por rivais do narcotráfico na praia de Tramandaí, foi considerada uma apologia ao crime e motivou a abertura de um inquérito da Polícia Civil, tendo sido fixado um prazo para eliminar a pintura até a quarta-feira passada.

Pouco antes da chegada dos agentes do Denarc ocorreu um tumulto com os moradores no lado da avenida Bento Gonçalves. Um grupo reclamou da ação desencadeada horas antes pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º BPM, que deteve cinco suspeitos no condomínio.

Houve a apreensão de duas pistolas calibres 9 milímetros e drogas. Um dos presos estava foragido. Os moradores tentaram impedir a saída dos brigadianos com arremesso de pedras e outros objetos, obrigando a tropa a conter a situação. Revoltados, um grupo bloqueou depois a avenida Bento Gonçalves, provocando congestionamento no trânsito. O efetivo do POE do 1º BPM teve então de dispersar energicamente a manifestação.

Correio do Povo