person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Jovem é preso após arrombar escola na zona Sul de Porto Alegre

Assaltante foi detido em flagrante com materiais furtados nesta terça

Jovem saiu do local com uma lata de tinta, um estabilizador e um teclado de computador | Foto: Eduardo Paganella / Rádio Guaíba / Especial / CP
* Com informações de Eduardo Paganella

Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante após arrombar e furtar materiais da Escola Estadual Ildo Meneghetti, no bairro Restinga, zona Sul de Porto Alegre. A ação ocorreu na madrugada desta terça-feira.

Policiais militares à paisana monitoraram a escola e perceberam que uma das grades estava aberta e que havia movimentação na área interna. O criminoso foi detido quando fugia por uma grade sobre um muro da instituição. Com ele, agentes da Brigada Militar apreenderam um estabilizador e um teclado de computador, além de uma lata de tintas. Ele foi encaminhado ao Palácio da Polícia.

Segundo a diretora da escola, Carla Guimarães, que atua no local desde 2009, somente neste ano a instituição já registra mais de 20 arrombamentos, embora não saiba exatamente quantas vezes houve invasão e atos de vandalismo. Nem todos os casos foram registrados na Polícia, pois, em outras ocasiões, a diretora aguardou dois ou até três ataques antes de registrar as invasões à instituição.

“A gente já está utilizando algumas táticas, escondendo alguns materiais”, destacou sobre o clima de insegurança na escola em entrevista à Rádio Guaíba na manhã desta terça. Ela também disse que a prisão do homem é um pequeno alívio diante dos contantes ataques à instituição.

Carla já solicitou à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul um policial militar residente para garantir a segurança da escola, mas aguarda a tramitação do processo. A instituição está sem aula nesta terça porque os professores estão fazendo um protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação (SMED). O colégio também havia sido atacado na madrugada de segunda-feira.

Correio do Povo e Rádio Guaíba