person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Juíza de Caçapava do Sul participa de reunião após episódios de violência na cidade

Segundo ela, está em curso projeto voltado à cidadania e solução de conflitos entre jovens

Diante de episódios de violência registrados na cidade de Caçapava do Sul, nos dias 22 e 23 de janeiro, uma reunião entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi realizada. A juíza de Direito da 2ª Vara e Diretora do Foro da Comarca de Caçapava do Sul, Barbara Pereira Saraiva, participou do encontro. Foram três casos de brigas entre adolescentes em locais públicos envolvendo questões de relacionamento e ciúmes. As cenas foram gravadas e circularam nas redes sociais e em emissoras de televisão.

Na reunião, ocorrida na Câmara dos Vereadores do município, integrantes dos poderes discutiram sobre o tema segurança pública. Segundo a magistrada, o encontro foi importante para esclarecer as atribuições do Judiciário, dos Executivo e Legislativo locais, com indicação do papel de cada um diante das circunstâncias apresentadas. “Entendo que a ideia de unidade e comunhão de esforços restou latente, a ensejar uma melhoria nas relações entre os três poderes, fomentando e concretizando a atuação conjunta, intentando o bem-estar da comunidade local”, pontuou.

Durante a reunião, a juíza apresentou a ideia de um projeto voltado aos jovens que está em elaboração. “Um problema existente na base da sociedade não consegue ser resolvido apenas com a repressão operada pelos agentes de polícia em rua. Nesse sentido, indiquei a necessidade criação de normativos que incluam o ensino da cidadania e da solução consensual de conflitos nos estabelecimentos estudantis, tendo me colocado à disposição para ministrar palestras para os jovens e responsáveis. Na mesma toada, os agentes de polícia e a OAB também se disponibilizaram no mesmo sentido”, afirmou.

Além das palestras, a magistrada ressaltou a necessidade de manutenção dos equipamentos comunitários como praças, museu e quadras esportivas. Falou ainda sobre a importância de um reforço na fiscalização de saúde e de vigilância sanitária administrativas, com vistas evitar a venda de bebidas alcoólicas aos jovens.

Felipe Faleiro