person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Líder do narcotráfico internacional na fronteira do Paraguai com o Brasil é preso no Mato Grosso

Operação da Polícia Federal e Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) foi deflagrada em Sinop

Samura comanda grupo paraguaio que abastece facção brasileira Comando Vermelho com cocaína e armamento | Foto: Senad / Divulgação / CP

A Polícia Federal anunciou a captura de uma das principais lideranças do tráfico internacional de drogas na fronteira do Paraguai com o Brasil. Trata-se do criminoso conhecido como Samura, de 49 anos, que foi preso em uma operação conjunta com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai na última segunda-feira. A operação policial ocorreu no município de Sinop, no Mato Grosso.

Natural de Capitán Bado, o narcotraficante comanda uma organização criminosa paraguaia que possui fortes conexões com a facção brasileira Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, e responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína da Bolívia para o Brasil. O foragido também administra um esquema de lavagem de dinheiro em solo paraguaio.

Além de atuar no envio de cocaína, Samura fornece armas de grosso calibre à facção carioca e utiliza propriedades rurais em território paraguaio como estrutura logística para aterrissagem e decolagem de pequenas aeronaves carregadas com drogas e armamentos. A organização criminosa movimentaria 20 milhões de dólares mensais.

O traficante já havia sido preso em outubro de 2018 no Paraguai. No entanto, ele foi resgatado quando estava sendo levado do fórum para o presídio em Assunção, em 11 de setembro de 2019. A ação foi extremamente violenta, sendo utilizadas armas de fogo de grosso calibre. Um oficial da polícia paraguaia foi morto na ocasião, restando outros três feridos.

Correio do Povo