person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mesmo após interdição judicial, alojamento para presos temporários segue superlotado

Com capacidade para 75 pessoas, Instituto Penal Pio Buck está com 98 detentos

O Instituto Penal Pio Buck, com capacidade para 75 apenados, segue superlotado na manhã desta sexta-feira, abrigando 98 detentos. Na quinta-feira, a Justiça decidiu interditar o espaço, devido à superlotação, e deu um prazo de 20 dias para que os detidos sejam transferidos do local. Conforme o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Major Cláudio dos Santos Feoli, desde quinta, seis presos já deixaram o instituto. Além disso, segundo ele, novos presos não serão aceitos.

No Pio Buck ficam os presos temporários, por um período médio, segundo o BOE, de 20 dias, até a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) encaminhá-los a presídios e penitenciárias. O local deverá ser fechado após a transferência de todos os apenados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS), a tendência é que o Estado não tente reverter a decisão.

Pio Buck

Em 10 de junho, os presos que estavam sob custódia no ônibus-cela Trovão Azul foram transferidos para o alojamento no Instituto Penal Padre Pio Buck. Na época, a Susepe avaliou a medida como garantia de condições mais adequadas aos detentos temporários e desafogamento das carceragens das delegacias, liberando o efetivo do policiamento ostensivo para o exercício de suas atividades.

Jéssica Moraes / Rádio Guaíba