person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

MP deflagra ação contra fraude em recuperação judicial em três cidades do Rio Grande do Sul

Sócios de empresas de Caxias do Sul e de Esteio são investigados

Seis ordens judiciais foram cumpridas | Foto: Marcelo Kervalt / MPRS / Divulgação / CP

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Núcleo Serra) do Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu nesta terça-feira seis mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul, Esteio e São Leopoldo. A operação Vetro é fruto de uma investigação que apura a suspeita de fraude no processo de recuperação judicial. As apurações começaram há um ano e meio.

Os alvos das ordens judiciais são duas empresas e quatro sócios delas. Conforme apuração do MPRS, os investigados utilizaram uma empresa de Esteio para fraudar o processo de recuperação de uma grande companhia com sede em Caxias do Sul.

Em junho de 2018, a empresa de Caxias do Sul, com dívidas de aproximadamente R$ 100 milhões, entrou com pedido de recuperação judicial. A de Esteio, criada meses antes, comprou a maior parte dos créditos.

De acordo com o MPRS, os dois sócios de Esteio puderam aprovar o plano de recuperação judicial de forma inidônea com inúmeros benefícios para a empresa caxiense e prejuízos significativos aos verdadeiros credores, incluindo dívidas trabalhistas.

Correio do Povo