person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Operação contra tráfico de drogas atua em condomínio invadido na zona sul de Porto Alegre

Também são cumpridos mandados de busca e apreensão em outras 33 cidades gaúchas

Na Capital, mais de 70 policiais participam da operação | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

* Com informações de Jéssica Moraes, da Rádio Guaíba

O Programa RS Seguro realiza nesta terça-feira sua quarta Operação do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre, buscando o combate ao tráfico de drogas em 34 municípios gaúchos. Na Capital, com coordenação do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), cerca de 70 policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão em um condomínio residencial invadido por traficantes no bairro Restinga, na zona Sul, e em outros cinco pontos da cidade. Até às 8h, duas pessoas haviam sido presas e uma era considerada foragida.

Os agentes receberam denúncias de ameaças a moradores, muitos dos quais tiveram que deixar seus imóveis para que traficantes ocupassem os locais. Os apartamentos foram usados para armazamentos de drogas e armas. “Essas operações são importantes, elas trazem uma sensação de segurança, são a união de esforços das forças de segurança", comenta a Chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor.

"O escopo desta quarta fase é o tráfico. Anteriormente já foi a violência contra mulher. Uma das principais ações da Polícia Civil é justamente nestes condomínios invadidos por traficantes. É também uma operação social. Nossa preocupação, evidentemente, é que só a polícia não resolve, o Estado tem que se fazer presente. A polícia vai lá fazer seu trabalho, mas tem que ter a presença do Estado", explica. "É importante também que as operações trazem essa sensação de segurança para a população. Tem que ser uma gestão de integração maior entre os órgãos de segurança pública", defende Nadine.

Nas outras três operações, do Programa RS Seguro, 206 prisões foram efetuadas, cinco adolescentes e 40 armas e 32.6 kg de drogas foram apreendidos. Além disso, 7.110 veículos fiscalizados, R$ 173,7 mil sem procedência e 11.117 pessoas abordadas. A polícia também realizou 173 visitas à mulheres cadastradas no sistema da Patrulha Maria da Penha e 140 verificações em residências com denúncias.

Correio do Povo