person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Operação ocupa três áreas marcadas pelo narcotráfico em Porto Alegre

Ação faz parte da ofensiva Narcos Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Houve o cumprimento de 13 ordens judiciais nas vilas Planetário e Papeleiros, além do bairro Cascata | Foto: Ricardo Giusti / CP

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, em conjunto com o 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) da Brigada Militar, deflagrou ao amanhecer desta segunda-feira a terceira edição da Operação Narcos Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O principal objetivo da ação foi a ocupação de áreas reconhecidamente marcadas pela atuação do tráfico de drogas em Porto Alegre. Cerca de 100 policiais civis e militares foram mobilizados, tendo apoio de cães de faro.

Houve o cumprimento de 13 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo nove ordens no Loteamento Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), três na vila Planetário e um no bairro Cascata. Houve o recolhimento de maconha e anotações do narcotráfico. Duas facções criminosas atuam nos três locais.

O diretor de investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro, explicou que suspeitos foram abordados e residências revistadas. “O objetivo foi principalmente demonstrar presença, coibir a grande quantidade de usuários de drogas que vem diariamente adquirir crack e ainda garantir a paz das comunidades”, frisou. Ele adiantou que “a Brigada Militar vai permanecer nos locais, realizando ações pontuais”.

Em outra ação na Capital, a equipe do Denarc, sob comando do delegado Fernando Siqueira, apreendeu mais de R$ 4,1 mil em dinheiro no bairro Mário Quintana. Os valores não tinham procedência. A ação, decorrente da operação Narcos Brasil, ocorreu em cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal do Foro da Comarca de Porto Alegre. Além do dinheiro, os policiais civis recolheram materiais comumente utilizados para embalar drogas. O suspeito por guardar os valores foi identificado e será intimado a prestar esclarecimentos sobre a origem dos valores.

Fotos: Ricardo Giusti / CP

Correio do Povo