person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

PF combate quadrilha que distribuía drogas em Porto Alegre

Operação Argus foi deflagrada no Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul

PF solicitou sequestrou de 20 veículos do grupo suspeito de distribuir drogas em Porto Alegre | Foto: Polícia Federal / Divulgação / CP
Uma organização criminosa, especializada no tráfico internacional de drogas e suspeita de distribuir drogas em Porto Alegre e na região Metropolitana, é alvo de uma operação na manhã desta sexta-feira no Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. A ofensiva chamada de Argus deve cumprir 24 mandados de prisão preventiva, 29 de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva nesses estados, além do Paraguai. 

• Quadrilha de tráfico internacional de drogas é alvo de megaoperação da PF

Conforme a PF, o foco da investigação está no transporte de cocaína e maconha adquiridas na fronteira com Paraguai para distribuição na Capital gaúcha e em cidades próximas. O grupo contratava empresas e caminhoneiros para transportar cargas da fronteira paraguaia até um sítio em Viamão, de onde os entorpecentes eram repassados. 

Desde o início das investigações foram apreendidos aproximadamente 850 quilos de cocaína e 400 quilos de maconha em 12 flagrantes que resultaram na prisão de 21 pessoas. A operação Argus teve início a partir de informações levantadas nas operações Panóptico e Suçuarana, realizadas em 2014.

Além das prisões, a PF solicitou o sequestro de 13 imóveis, 23 caminhões, 20 veículos e o bloqueio de contas de 27 pessoas. Na mitologia grega, Argus Panoptes foi um gigante de cem olhos que nunca dormia e que foi transformado em pavão pela deusa Hera. 

Correio do Povo