person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

PF faz operação para apurar homicídio de cacique em Ronda Alta

Mandados devem ser cumpridos em cinco cidades do Rio Grande do Sul

Operação é realizada em cinco cidades gaúchas e em Chapecó, no estado de Santa Catarina | Foto: Polícia Federal / Divulgação / CP

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira uma operação para apurar o homicídio do cacique Antônio Mig Claudino, ocorrido em 2017 na reserva indígena Serrinha, na cidade de Ronda Alta, na Zona do Produção. Nove mandados de prisão e 10 de busca e apreensão devem ser cumpridos no próprio município e em Pelotas, Planalto, Constantina e Três Palmeiras, em solo gaúcho; e também em Chapecó, no estado de Santa Catarina.   

Conforme o inquérito policial, o crime teria sido minuciosamente planejado, tanto para garantir a execução de Claudino quanto para prejudicar uma posterior investigação. Ao menos uma testemunha do crime teria participado da ação, com o objetivo de atrair a vítima e, posteriormente, fornecer informações desconexas aos policiais. 

A investigação indica que dois “matadores” que atuam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina teriam sido contratados por pelo menos quatro indígenas da região para realizar a execução, motivada pela disputa pela liderança, dinheiro oriundo de arrendamento de terras indígenas e vingança. Durante os dois anos de investigação, diversas diligências foram realizadas, inclusive a reconstituição do crime, oitiva de aproximadamente 60 pessoas, perícias e troca de informações com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

 

Correio do Povo