person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Polícia desarticula esquema de compra de armas de facção no Campo da Tuca, em Porto Alegre

Criminosos adquiriam armamento de grosso calibre para atacar traficantes rivais

| Foto: Polícia Civil / CP

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil cumpre, nesta sexta-feira, dez mandados de busca e apreensão e oito bloqueios de contas bancárias, nos bairros São José e Aberta dos Morros, em Porto Alegre. As diligências de combate ao crime organizado também abrangem a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Presídio Estadual de Sapucaia do Sul, contando com 40 policiais civis e penais.

As apurações iniciaram em janeiro, após a apreensão do celular de um detento da Pasc, apontado como liderança do tráfico no Campo da Tuca, na zona Leste da capital. Verificou-se ainda que quatro outros presidiários também utilizavam o mesmo aparelho, sendo que cada um deles coordenava crimes em diferentes regiões. Também a partir da apreensão, foi revelado um esquema de distribuição de drogas e armas.

Os policiais concluíram que oito pessoas mantinham uma rotina de compra e venda de drogas, em grandes quantias, movimentando para isso valores em diferentes contas bancárias. Segundo o delegado Guilherme Dill, que coordenou a operação, a base territorial do grupo é a zona Leste da capital, onde está localizado o Campo da Tuca. "A investigação apurou que além do tráfico de drogas, o grupo comprava armas de fogo de grosso calibre para ataques a facções rivais", declarou.

O titular da 1ª Delegacia de Investigações do Denarc também destacou que o grupo comprou um fuzil Colt calibre .556 por R$ 60 mil, além de pistolas da marca Ramon avaliadas em R$ 12 mil. O bando, ainda de acordo com o delegado, também é especializado na distribuição de maconha e em lavagem de capitais, através de transferências reiteradas para contas de terceiros.

Até às 8h20, um criminoso havia sido preso, com drogas e armas, e as buscas no presídio de Sapucaia do Sul resultaram na apreensão de cinco telefones, além de porções de maconha e cocaína.

Marcel Horowitz