person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Polícia Federal faz ação contra esquema ilegal de compra de ouro em Roraima

Garimpo ilegal na fronteira com a Venezuela tem sido um problema recorrente no Brasil

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Dhahab nesta sexta-feira para desarticular um esquema ilegal de compra de ouro.  Segundo as investigações, uma organização criminosa era responsável por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e contrabando de ouro para o Brasil. As autoridades cumprem quatro mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e três de sequestro de bens em Roraima. 

A organização seria integrada por um libanês que, com os dois irmãos que moram na Venezuela, coordenaria o esquema.  A fundição do ouro ilegal seria realizada pelo próprio grupo em Santa Elena de Uairén, município venezuelano que faz fronteira com o Brasil.

No ano passado foram descobertos garimpos ilegais na terra indígena ianomâmi, a maior do Brasil, e no estado de Bolívar, na Venezuela, numa região que está a 250 quilômetros da fronteira com Roraima. Nos ianomâmi, o ouro ilegal mobiliza até 15 mil garimpeiros, que vêm encontrando respaldo no discurso oficial do presidente Jair Bolsonaro. No país vizinho, a retirada do ouro é capitaneada por grupos armados, entre eles os guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional.

R7