person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura de Vacaria aguarda notificação para falar sobre morte de adolescente

Polícia apura suspeita de negligência da UPA em atendimento a Gabrieli Vieira Lunelli, de 15 anos

A prefeitura de Vacaria manifestou-se através de nota oficial sobre a investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em relação à morte de Gabrieli Vieira Lunelli, de 15 anos, no dia 6 deste mês, e falhas no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h). O Executivo e a Secretaria Municipal da Saúde informaram que “se manifestarão a respeito da instalação de inquérito policial referente a morte da menina Gabrieli Lunelli após serem notificadas oficialmente sobre o caso”.

Conforme a nota, “todas as medidas administrativas estão sendo tomadas através da abertura de um processo de sindicância investigatória que irá apurar os acontecimentos”. No documento é expressada ainda “consternação com o ocorrido e que todos os esforços serão empreendidos no sentido de elucidar os fatos”.

O inquérito aberto está sendo conduzido pelo delegado Flademir Paulino de Andrade, titular da DPCA de Vacaria. A adolescente desmaiou durante evento esportivo no Ginásio Municipal, promovido por uma escola da cidade. A diretora e um professor foram até a UPA 24h, distante em torno de 200 metros, e pediram socorro.

Conforme o delegado Flademir Paulino de Andrade, a ajuda teria sido supostamente negada na UPA 24H sob alegação de que o contato tinha de ser feito com a central do Samu, em Caxias do Sul. A menina foi levada, então, em um carro particular até a UPA 24H. Já hospitalizada, Gabrieli Vieira Lunelli morreu no final de semana passada. Os agentes da DPCA apuram se ocorreu negligência dos profissionais da UPA 24H e se a demora no atendimento tenha influenciado na morte da menina.

Correio do Povo