person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Presídio de Sapucaia do Sul não terá líderes de facção, diz Schirmer

Permuta para construção da casa prisional será assinada nesta quarta-feira

Secretário concedeu entrevista à Rádio Guaíba | Foto: Rádio Guaíba / Especial / CP
As 600 vagas do novo presídio de Sapucaia do Sul não serão ocupadas por líderes de facção. No entanto, de acordo com o secretário da Segurança Pública Cezar Schirmer, membros dessas organizações, que tenham papéis secundários na facção, podem ser transferidos para a casa prisional.

“Quando a gente diz que não quer presos de facção, estamos nos referido aos líderes dessa facção. Porque em um sistema prisional é raro você encontrar algum preso que não tenha vínculo com facções”, ressaltou o secretário na manhã desta quarta-feira em entrevista à Rádio Guaíba. Schirmer disse ainda que os presos terão que usar uniformes e cumprir horários. “É o Estado assumindo a gestão do presídio”, resumiu.

A permuta que viabilizará a construção do presídio será assinada nesta quarta-feira. A empresa Verdi Sistemas Construtivos Ltda será a responsável pela obra, avaliada em R$ 44,2 milhões, e que ficará em uma área desocupada no bairro Carioca, perto do Parque Zoológico. O estabelecimento penal terá 8,8 mil metros quadrados. As obras devem durar oito meses.

Em contrapartida da construção, o governo do Estado entregará à empresa o ginásio da Brigada Militar, que fica no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. A construção foi parcialmente destruída durante um vendaval na Capital, em outubro de 2017. O secretário Cezar Schirmer garante o governo do Estado construirá um novo ginásio para a corporação e que já possui financiamento para a obra. “Vamos construir um novo complexo que seja moderno, contemporâneo e multiúso”, garantiu.

Correio do Povo