person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

SSP recebe 22 viaturas da prefeitura de Canoas

Convênio também integra transferência de áreas do Estado para município canoense

Governador José Ivo Sartori assinou convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Canoas | Foto: Alina Souza
O governador José Ivo Sartori assinou, nesta segunda-feira, convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e a prefeitura de Canoas para oficialização de cedência de viaturas pelo município. Além disso, Sartori também anunciou transferência de áreas do Estado para o município de Canoas.

As 22 viaturas foram adquiridas pela prefeitura de Canoas e serão utilizadas exclusivamente pelos órgãos de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. São 15 veículos para a Brigada Militar, seis para a Polícia Civil e uma para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O investimento total chega a R$ 3,3 milhões. Todas as viaturas serão utilizadas pelas instituições vinculadas à SSP-RS exclusivamente na área de abrangência do município.

O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, ressaltou a importância da integração entre o município e o Estado. “Precisamos somar para enfrentar os problemas que estão instalados no nosso País, principalmente na Segurança Pública”, ressaltou. Segundo ele, a parceria com o município de Canoas é inédito e é “um exemplo notável para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”.

Conforme o governador Sartori, em contrapartida, o município de Canoas poderá contar com três terrenos que pertenciam à extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab) e serão utilizados na construção de área de esportes e lazer no bairro Guajuviras. Os terrenos a serem transferidos têm área total de 1.248 metros quadrados e estão avaliados em R$ 786.480,24.

De acordo com a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, a transferência oficial dos terrenos foi assinada na mesma data em que é oficializada a passagem das viaturas pois está diretamente ligada com a questão da Segurança Pública.

Índice de criminalidade 

No bairro Guajuviras, em Canoas, o índice de criminalidade registrado é considerado alto pelos órgãos de Segurança. Então, com a transferência oficial dos terrenos - que já eram utilizados pelo município -, a prefeitura de Canoas poderá buscar financiamento junto à Caixa para que sejam realizadas melhorias na infraestrutura. “Desta forma, os locais serão ocupados pela comunidade como áreas de lazer e recreação, afastando, desta forma, a criminalidade da região”, informou a Secretaria. Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, é uma obrigação dos prefeitos “brigar pela segurança dos seus municípios”.

Segundo ele, já passou o tempo em que se delegava esta atribuição unicamente ao Estado. “Segurança é obrigação de todos nós”, enfatizou. Busato ainda agradeceu a transferência dos terrenos por parte do Estado.

A cerimônia foi realizada, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. Também estiveram presentes no evento o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, representando o Comando da Brigada Militar, o comandante do 1º BOE, tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, perito Eduardo Lima Silva, o secretário de Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Ranolfo Vieira Júnior e o deputado Ronaldo Santini (PTB), que é vice-presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.

Jessica Hübler