person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Susepe anuncia abertura de 12 vagas no Centro de Triagem de Porto Alegre

Medida não ameniza caos nas delegacias superlotadas na Capital e Região Metropolitana

Superlotação nos presídios de Porto Alegre tem causado caos nas delegacias | Foto: Fabiano do Amaral
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) anunciou na manhã desta quinta-feira a abertura nos próximos dias de mais 12 vagas na Centro de Triagem de Porto Alegre. O estabelecimento penal ficará então com 36 das 84 vagas previstas. A medida, porém, não deve amenizar o drama das delegacias superlotadas em Porto Alegre e Região Metropolitana. Conforme levantamento da Polícia Civil, no final da manhã de hoje, o local estava com 153 detidos aguardando vagas no sistema prisional.

Na Capital encontravam-se seis presos na 2ª Delegacia De Polícia De Pronto Atendimento (DPPA) e outros sete na 3ª DPPA, além de 54 dividindo espaço dentro do ônibus-cela Trovão Azul. O mesmo problema era verificado em Canoas, com 40 detido, 15 em Novo Hamburgo, 12 em São Leopoldo e Alvorada, Gravataí está com 11 e mais um no hospital sob custódia, e Viamão com 8 detidos. 

O Chefe de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, afirmou que o problema da superlotação nas delegacias têm sido registrado desde o primeiro semestre de 2015. “É natural que mude a rotina das DPPAs afetadas. Temos procurado gerenciar o problema com a Susepe para a retirada dos presos”, disse. De acordo com Wendt, os agentes tem que se preocupar com riscos de motins, alimentação, higiene pessoal e visitas de advogados, entre outras providências relacionadas aos presos recolhidos nas delegacias.

Já o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, lembrou que policiais militares e viaturas ficam parados quando precisam ficar custodiando os presos em viaturas, deixando de realizar o policiamento ostensivo. Na manhã desta quinta, a Brigada Militar cuidava apenas dos detidos que estavam recolhidos no ônibus-cela Trovão Azul, estacionado no interior de um pavilhão da Polícia Civil, perto da 3ª DPPA. Nas primeiras horas eram 63 indivíduos dentro do veículo, totalmente reformado pelam Susepe, ficando no meio-dia em 54.

Correio do Povo