person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Susepe deve apresentar medidas para acabar com irregularidades na Pasc em 30 dias

Mais de 200 aparelhos celulares ingressaram na penitenciária entre 2010 e 2011, disse juiz

Após a fuga de mais um detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), o juiz substituto da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, Alexandre de Souza Costa Pacheco, determinou um prazo de 30 dias para que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) apresente um plano de ação para acabar com irregularidades no serviço prisional. O pedido, segundo o magistrado, já havia sido feito em fevereiro de 2011.

Entre as providências a ser tomadas estão a apresentação de um plano de ação para evitar a entrada de celulares nas penitenciárias de regime fechado, especialmente na Pasc; o esclarecimento da razão do ingresso de mais de uma centena de celulares nos últimos dois anos na penitenciária, embora dotada do melhor detector de metais do Estado; reparação das câmeras de vigilância; informações sobre a prática de corrupção de agentes penitenciários lotados na Pasc e quais providências já foram ou serão adotadas; informação sobre a data exata em que as visitas íntimas na Pasc passarão a ser realizadas nas celas destinadas a esse fim, e não nas celas onde os presos cumprem as penas;

Caso a ordem não seja cumprida, a direção da Susepe pode ser alvo de punição. "Mas nada impede que a gente ainda tenha uma reunião com a Susepe para ver qual é a situação que tem enfrentado. Estamos abertos para todo o tipo de diálogo", disse Pacheco.

Bookmark and Share

Rádio Guaíba