person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Alckmin entra com ação no TSE para barrar divulgação de pesquisa do Datafolha

Advogados do tucano alegam que o levantamento substitui o nome de Lula pelo de Fernando Haddad

Alckmin entra com ação no TSE para barrar divulgação de pesquisa do Datafolha | Foto: José Cruz / Agência Brasil / CP
O candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira para tentar barrar a divulgação da pesquisa eleitoral nacional realizada pelo Datafolha. Os advogados da coligação de Alckmin alegam que a pesquisa não pode ser publicada por constar a substituição de Luiz Inácio Lula da Silva por Fernando Haddad, candidato a vice na chapa do PT à Presidência da República. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

• Promotoria move ação contra Alckmin e pede bloqueio de R$ 39 milhões

A defesa da Folha crititou a ação do tucano: "Ao impugnar a pesquisa, o candidato Geraldo Alckmin revela seu lado obscurantista. Maneja o recurso indecente da censura para trazer desinformação ao processo político".

• "Por vergonha", não divulgam mais pesquisa eleitoral, afirma Haddad

A candidatura de Lula ao Planalto foi barrada pelo TSE no último sábado, com base na LeI da Ficha Limpa, em razão da condeção de 12 anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

O levantamento foi registrado no tribunal na terça e será divulgado na próxima segunda-feira. O Datafolha cancelou o registro de pesquisa eleitoral que seria realizada de 4 a 6 de setembro devido à decisão do TSE que rejeitou o registro de candidato de Lula.

Correio do Povo