person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Alteração feita por Leite esvazia área de secretaria

Dirceu Franciscon deixa secretaria de Desenvolvimento. Em nota, petebista fala em corte em salários

Franciscon deixou o governo Leite | Foto: Ricardo Giusti

A mudança na estrutura administrativa do Estado, promovida pelo governador Eduardo Leite (PSDB), vai ocasionar um esvaziamento da área técnica da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, à qual estão ligados órgãos como o Badesul e a Sala do Investidor. Nesta quarta, após comunicar que não permaneceria no cargo de secretário, o deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB) divulgou nota na qual argumenta que, ao excluir a pasta do eixo da Governadoria, os salários foram drasticamente rebaixados, o que segundo ele teria provocado pedidos de exoneração em série, colocando os serviços sob risco de inviabilidade.

Na nota, Franciscon sustenta que sua desistência do cargo se deve apenas a motivos de foro pessoal. Contudo, em texto de oito parágrafos, o parlamentar destaca que, quando aceitou o convite para o cargo de secretário, ainda na época da transição, teria manifestado a necessidade de a Secretaria permanecer no eixo da Governadoria, tendo reiterado esta posição a integrantes do governo. A nota foi liberada pelo deputado após reunião com assessores e colegas de partido. “Minha apreensão sempre foi a real possibilidade de desintegração da Secretaria que tem recebido pedidos de desligamentos e transferências de quase todos os diretores, corpo técnico, comissionados e efetivos de carreira. Servidores qualificados, com reconhecimento e recomendação dos mais diversos setores empresariais e industriais do Estado, que atendem grandes empresas e que ocupavam suas funções há anos na Secretaria”, afirma Franciscon. 

Num dos casos que o deputado do PTB qualifica como “grave”, o salário de um técnico responsável por acompanhar contratos de financiamentos concedidos pelo Badesul foi reduzido de R$ 6.205,43 para R$ 682,32 em valor nominal. Em outros casos, servidores técnicos tiveram redução de 43% em seus salários. 

O Palácio Piratini, também por meio de nota publicada no Portal do governo estadual, limitou-se a informar que “o deputado estadual Dirceu Franciscon não reassumirá o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”. O texto também diz que o “governador está trabalhando para anunciar em breve o nome do novo secretário da pasta”.

Correio do Povo