person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Apenas brasileiros sem suspeita de infecção virão para Brasil, diz Onyx

Segundo ministro, a medida provisória que irá instituir a quarentena sanitária no país será enviada entre esta segunda e quarta-feira

Ministro afirmou que "não virá para o Brasil nenhuma pessoa com qualquer suspeita" | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados / Divulgação / CP

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta segunda-feira, após a abertura do ano legislativo, que os brasileiros resgatados das áreas atingidas pelo coronavírus e que passarão por quarentena serão apenas os que não tiverem suspeita de infecção, os assintomáticos, portanto.

"O que é fundamental ser dito é que não virá para o Brasil nenhuma pessoa com qualquer suspeita. Irá uma equipe médica para fazer os exames e só virão para o Brasil pessoas assintomáticas. Pra não oferecer nenhum risco à população brasileira", afirmou Lorenzoni.

De acordo com o ministro, a medida provisória que irá instituir a quarentena sanitária no País será enviada entre esta segunda e quarta-feira. "Como a própria OMS diz nós poderemos ter ou não o coronavírus no Brasil, tudo indica que mais cedo ou mais tarde essa pandemia vai se alastrar pelo planeta e o Brasil precisa estar preparado", concluiu.

A licitação para a operação de resgate dos brasileiros, que inclui um avião, está sendo preparada pelo Executivo, segundo o ministro. A definição do local da quarentena, se em Florianópolis (SC) ou Anápolis (GO), será tomada nesta terça-feira após visita técnica dos ministérios da Saúde e Defesa.

Maia diz que projeto de lei seria votado mais rápido

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ponderou que uma medida provisória não pode ser votada imediatamente pelo Congresso, ao tratar sobre a proposta do governo sobre a quarentena dos brasileiros que serão resgatados na China.

Uma medida provisória (MP) precisa passar por uma comissão especial no parlamento, onde um relatório é produzido e esse texto é que vai à votação em plenário na Câmara e Senado. "Se o governo está com pressa e precisa votar amanhã seria melhor encaminhar um projeto de lei", disse Maia.

Um projeto de lei pode ter um ritual mais simples e ir direto ao plenário, pulando a etapa da comissão, a partir de um pedido de urgência para sua tramitação.
Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o presidente Jair Bolsonaro editaria uma Medida Provisória (MP) ainda hoje.

Segundo o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, o governo estima em 40 o número de brasileiros em Wuhan que tem interesse em retornar ao Brasil. No total, seriam cerca de 55 brasileiros vivendo na região.

R7