person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Auditor externo cedido pelo TCE assume último cargo vago no primeiro escalão de Marchezan

Sandro Bergue vai ser o secretário da Transparência e Controladoria

Sandro Bergue vai ser o secretário da Transparência e Controladoria | Foto: Helena Rocha / PMPA / CP
No dia em que a gestão de Nelson Marchezan Júnior completou nove meses, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou o nome do secretário da Transparência e Controladoria (SMTC). O auditor público externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Sandro Bergue, assume a pasta, criada a partir da reforma administrativa sugerida pelo governo e aprovada pela Câmara, em 2017. Era o último cargo ainda vago no primeiro escalão. Uma das funções institucionais da SMTC é potencializar o diálogo entre a sociedade e a administração pública.

Bergue é ligado ao TCE desde 1994, onde também dirigiu a Escola Superior de Gestão e Controle e atuou nas áreas de controle externo e administrativa, inclusive como assessor do Ministério Público de Contas (MPC). Cedido pelo Tribunal, o auditor está à disposição do Executivo Municipal a partir desta sexta.

Doutor em Administração, na área das Organizações, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/Ufrgs), Bergue também é mestre em Administração com ênfase em Administração Pública. Bacharel em Administração e Ciências Econômicas e docente convidado em cursos de pós-graduação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Ufrgs e da Fundação do Ministério Público (FMP).

Rádio Guaíba