person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bancada do Novo votará contra nomeação do PT para presidência da ALRS

Deputados alegam que acordo entre as maiores bancadas e restrições regimentais inviabilizam candidaturas independentes

Para os deputado do Novo, a atuação do PT é diretamente oposta ao que a bancada defende | Foto: Divulgação | Gab. Dep. Giuseppe Riesgo / CP

Na eleição para definir quem estará à frente dos trabalhos na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, a bancada do Novo votará contra o deputado indicado pelo PT, Valdeci Oliveira. Segundo os deputados do Novo, a decisão ocorre porque Valdeci "foi diretamente responsável" pela proposta de aumento da cota parlamentar em 120%, último ato da Mesa Diretora em 2021.

O deputado Fábio Ostermann critica, ainda, a construção da candidatura de Valdeci. No início de cada legislatura, há um acordo entre as maiores bancadas, além das regras do regimento interno da Casa que exigem a formação de uma chapa com pelo menos 20% dos parlamentares, dificultando candidaturas independentes. “A Bancada do Novo jamais participou deste acordo. Nas eleições anteriores, optamos pelo diálogo e pela articulação de compromissos. Entretanto, e especialmente no último ano, nossos compromissos não foram honrados”, afirma Ostermann.

Os parlamentares também enfatizam suas reservas ao PT, partido de Valdeci Oliveira. Para os deputados, a atuação da sigla é diretamente oposta ao que a bancada defende.“O PT atuou contra as reformas estruturantes e foi determinante para a manutenção do aumento de impostos no ano de 2021. Por essas razões, não temos outra saída que não votar contrariamente à candidatura do deputado”, finaliza Giuseppe Riesgo.

Correio do Povo