person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão

Matéria ainda precisa passar pelo Senado; texto estabelece que todo primeiro domingo do mês de junho seja a data dos cristãos

| Foto: Paulo Sérgio / Câmara dos Deputados / Divulgação / CP

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que cria o Dia Nacional do Cristão, a ser celebrado todo primeiro domingo do mês de junho. O projeto é da deputada Soraya Manato (PTB-ES), integrante da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, com outros quatro coautores. O texto segue para apreciação do Senado. A tramitação do projeto em regime de urgência havia sido aprovada na quarta-feira.

A deputada ressalta que o último Censo realizado pelo IBGE apontou que 87% da população brasileira é cristã, "reunidos em igrejas de diversas denominações", e que, por isso, o projeto atende ao critério de alta significação previsto em lei de 2010. A norma afirma que “a instituição de datas comemorativas que vigorem no território nacional obedecerá ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade".

O mês de junho foi escolhido por, segundo a deputada, ser a data de quatro concílios: um de Nicéia, realizado no ano de 325, dois de Constantinopla, ocorridos nos anos de 381 e 553, e um de Éfeso, no ano de 431.

"Considerada a relevância desses eventos para a consolidação dos fundamentos da fé cristã, bem como as datas em que se realizaram, propõe-se a instituição do primeiro domingo do mês de junho como o Dia Nacional do Cristão, como momento de celebração unificador de todos os cristãos", afirma Soraya.

Relator do projeto, o deputado Jefferson Campos (PL-SP) afirmou que os cristãos ocupam espaço na política, na mídia, no esporte e na cultura e representam  significativo papel em questões sociais. "Há, incontestavelmente, significativa parcela da nossa população que merece a homenagem proposta como forma de reconhecicmento ao louvável trabalho que vem sendo feito por milhares de cristãos espalhados pelo mundo", ressaltou no relatório.

R7