person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmara de Porto Alegre aprova moção de apoio ao pedido de impeachment de Lula

Vereadores alegam que o presidente atenta contra o Estado Democrático de Direito

| Foto: Ederson Nunes / CMPA / CP

A Câmara de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira, uma moção de apoio ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) movido pelo deputado federal gaúcho Ubiritan Sanderson (PL). Na Câmara, a proposta, de autoria dos vereadores Comandante Nádia (PP), Mônica Leal (PP) e Fernanda Barth (Podemos), Alexandre Bobadra (PL), Pablo Melo (MDB), Ramiro Rosário (PSDB) e Jessé Sangalli (Cidadania), foi aprovada com 14 votos favoráveis e 12 contrários. 

Segundo os vereadores, as falas do presidente Lula, na Argentina, em que se referiu ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT) como um "golpe"; bem como o uso da mesma palavra em um texto no site oficial da Presidência da República, seriam "falácias que atacam de sobremaneira a democracia brasileira" e o presidente, ao usar deste discurso, estaria atentando contra o Estado Democrático de Direito, além de "proceder de modo incompatível com a honra, a dignidade e o decoro inerentes ao cargo que exerce em nome do povo brasileiro". Justificando, portanto, a instauração de um processo de impeachment. 

A aprovação da moção foi comemorada pelos proponentes e criticada pelos vereadores de oposição, que afirmam que a "votação (da moção) não expressa a vontade popular." 

Em seu twitter, Sanderson agradeceu o apoio. 

Correio do Povo